Este é o filme original "A onda/'' de 1981. Não tem todo o apelo visual da sua versão de 2008, porém é muito mais impactante pois mostra especificamente a relação entre dominação da personalidade das pessoas, contextualizando o que aconteceu na Alemanha nazista de Hitler.
Filme originalmente produzido em 1981, "A Onda" nunca perde sua atualidade. O filme, apesar de todos os anos do seu lançamento, permanece vivo na mente de quem o assistiu pela primeira vez, como eu.
As imagens de campos de concentração nazistas e do ditador Adolf Hitler, até então inéditas para mim, marcaram o imaginário das pessoas e o choque foi instantâneo. A reprodução fidedigna a nível escolar da possibilidade de se moldar a mente das pessoas e leva-las a cometer atrocidades inimagináveis em nome de paixões, fé ou líderes é impressionante.
Disciplina é poder, força através da comunidade, força através da ação eram repetidas pelo professor Ross e reproduzidas de forma apaixonada por seus alunos, a exemplo do que aconteceu na Alemanha Nazista. A saudação criada pelo professor reproduz fielmente o infame "Heil Hitler" ou Salve Hitler. Os alunos de tão apaixonados pelas ideias do "líder" se transformam em seres guiados por paixão cega. Exemplos infelizmente ainda são bastantes presentes no nosso dia a dia. Assistam ao filme original, depois sua versão de 2008, para complementar, quem quiser contextualizar leiam os seguintes livros: As origens do totalitarismo (Hannah Arendt), O diário de Anne Frank, Ascensão e Queda do terceiro Reich (Ian Kershaw).Assistam também aos filmes: A Lista de Schindler, O Menino do Pijama Listrado, A outra História Americana, O pianista e A queda - As Ultimas Horas de Hitler.
Excelentes indicações, dão uma cobertura não apenas do horror que foi o Holocausto, mas o seu funcionamento dentro de uma sociedade e seus cotidianos. Além da visão menos "épica" de Hitler. Muito bom.
ResponderExcluirHá outros filmes e livros que explicitam ainda mais o horror que foi o nazismo mais para começo eu acredito que estes são suficientes,se inteirar completamente sobre a monstruosidade que foi o nazismo demanda tempo e estomago!
ResponderExcluir