Quando ouvimos alguém se definir como cético, logo nos vem a mente aquela dúvida: Que pitombas é ceticismo? É não acreditar em Deus!? Não acreditar no diabo!? Em fantasmas, santos, políticos, estória da carochinha ou no bicho papão em baixo da cama.
Ceticismo, na realidade, é uma doutrina filosófica bastante influente e não tem absolutamente nada a ver com ateísmo, apartidarismos, etc. O ceticismo fundamenta-se na ideia de que o homem, este ser insignificante que se auto-intitula racional e se considera superior aos demais, não possui nenhuma capacidade para atingir ou encontrar a certeza sobre uma verdade ou conhecimento, daí a refutação de que existem verdades absolutas.
O cético combate qualquer tipo de dogmatismo. O que é esse tal de dogmatismo? Dogmatismo, para ser objetivo, é a tendência na qual o indivíduo afirma ou crer em alguma coisa e a torna uma verdade indiscutível. O dogma é algo apresentado como verdade e não comprovado cientificamente, é uma paixão cega.
O pensamento dogmático está muito presente na vida de nós seres humanos, temos a necessidade de crer em algo, independente deste algo existir ou não. Temos que ter fé: na religião, na política e nos movimentos sociais. Não pretendo me alongar na questão do dogmatismo, pois é um campo muito extenso. Minha intenção é apenas apresentá-lo como sistema antagônico ao ceticismo. O cético não pode e não deve ser confundido com um descrente, o descrente é a pessoa que não crer em algo, já o cético é a pessoa que duvida e questiona o que lhe é mostrado como verdade definitiva, sem que haja para isso uma comprovação cientifica.
Um indivíduo cético se mune do pensamento crítico para refutar ideias pré-concebidas e se baseia no método cientifico como meio para se comprovar teorias. Podemos dizer que o cético está intimamente ligado ao empirismo e busca se afastar das paixões e ideologias difundidas pelo pensamento reinante em nossa sociedade.
O cético não é o dono da verdade, mas é a pessoa que busca tentar comprovar esta verdade e não se entrega ao colo quente e macio das paixões cegas. Busquem a verdade além de tudo, não se deixem influenciar por paixões e sim por sentimentos.
Nossa sociedade anda precisando de exercitar esse movimento racional.
ResponderExcluiro pensamento racional aliado à uma dose de sentimento são fundamentais
ResponderExcluirConfesso que sempre tive duvidas a respeito do significado de ceticismo. Na verdade sempre pensei que era um sinônimo da palavra Ateu. Obrigada por me esclarecer a diferença.
ResponderExcluir