Em 14 de fevereiro de 1990, há exatos 23 anos atrás, tendo completado sua missão no espaço, a Nave Voyager 1 recebeu um comando vindo da terra para que a mesma virasse em direção aos planetas e tirasse fotografias do sistema solar. Uma das imagens que retornou à terra, da Voyager, chamou atenção de todos, pois foi possível perceber através do leve tom azulado que se tratava do nosso pequeno planeta Terra, a exatos 6,4 bilhões de kilometros de distância. O planeta Terra foi mostrado como um "Pálido Ponto Azul" na imagem fotográfica.
Essa fotografia acabou servindo como inspiração para o grande cientista e astrônomo americano Carl Sagan escrever o livro Pálido Ponto Azul, de 1994. Carl Sagan, falecido em 1996, dedicou sua vida a pesquisa e a divulgação cientifica. Publicou mais de 20 livros de ciência e ficção cientifica, grande defensor do CETICISMO e do método cientifico.
A minha intenção com esse blog é divulgar assuntos de interesse geral: política, literatura, música, cinema e atualidades. O Pálido Ponto Azul do título além de ser nome de livro do renomado astrônomo Carl Sagan, nos remete a nossa velha argumentação: "Quem somos?" "De onde viemos?" "Para onde vamos?", e a nossa fragilidade perante a dimensão em que estamos inseridos.
Longe de mim, na minha modesta existência, me propor a responder essas questões. O que eu pretendo é lançar fatos para que as pessoas façam seus questionamentos e busquem alcançar suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário